domingo, 29 de maio de 2011

Sobre o Preconceito

O que iguala o que?
A felicidade construída no sistema em que gosto de gostar e de não gostar, a moral e a ética construídas nesse sistema.

Se sou preconceituoso, construo o EU sentindo a felicidade que me diferencia do diferente que é inferior a mim. Fico feliz por gostar de não gostar do diferente.
Se não sou preconceituoso fico feliz por gostar de gostar do diferente que sofre o preconceito e por gostar de não gostar do diferente que fica feliz com o preconceito. Ou, fico feliz por me diferenciar do diferente que fica feliz por não ser preconceituoso não ficando feliz com isso, ficando feliz por não ficar feliz mesmo não sendo preconceituoso.
Ou, não sinto nada disso e fico feliz por isso. Nesse ponto acende o sinal amarelo! Posso tornar-me incapaz e matar o diferente acreditando não sentir nada sem perceber que minha felicidade está escondida na neutralidade que aparentemente rouba minha emoção.
O gostar de gostar iguala os valores que diferencio e me faz prisioneiro de mim mesmo. O eterno retorno! Ou transformo este sistema ou sou responsável por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário